O que é Yoga?

Yoga é uma disciplina oriental que tem por objetivo controlar as funções corporais e mentais do ser humano. Estima-se que este conhecimento tenha mais de 10 mil anos, com origem na região hoje conhecida como Índia. Por milhares de anos foi compartilhada de forma oral, entre os mestres yogues e seus discípulos, que buscavam maior consciência sobre o corpo, mente e o ambiente em que viviam. Há cerca de 2500 anos Maharish Patañjali compilou em aforismos os antigos ensinamentos do yoga, o Yoga Sutra de Patañjali. Os sutras escritos pelo mestre de yoga são o maior referencial teórico do método científico de equilíbrio homeostático das funções vitais do organismo humano.

A ocidentalização do yoga reduziu o entendimento da prática nas posturas corporais. O método de autorrealização proposto por Patañjali compreende a aplicação de valores morais individuais e coletivos, um centramento na observação de si próprio em relação a si mesmo e ao ambiente inserido, a prática persistente e repetitiva de posturas corporais e exercícios respiratórios e, principalmente, o relaxamento da mente e meditação de tudo observado, com o intuito de adquirir controle sobre a distribuição energética do corpo e da mente do praticante que busca a autorrealização.

As posturas corporais ativam mecanicamente funções vitais do organismo. Em relação ao sistema endócrino, o processo homeostático do corpo acontece com a fricção mecânica das glândulas pela postura, onde o estímulo físico ajuda na regulação da quantidade de hormônios liberada na corrente sanguínea. No sistema muscular, a extensão e oxigenação dos músculos garantem a motilidade, tonicidade e relaxamento do corpo. Outros vários sistemas são beneficiados com a melhoria da capacidade funcional orgânica.


Os exercícios respiratórios propostos pelo Yoga garantem a produção, consumo e distribuição de energia vital através da oxigenação celular, que funciona como combustível para o funcionamento do aparelho psicomotor humano. O oxigênio é a principal fonte de energia vital, ou prana, para o homem, junto com a alimentação saudável e água. A respiração consciente e eficiente é um dos fundamentos do método.


O método apresenta também prescrições morais e éticas que norteiam o controle e direcionamento dos instintos e desejos do ego humano. Ainda na fase fetal e até a morte somos submetidos a tensões sociais que delineiam nossa expressão no mundo, que represam ou liberam a manifestação espontânea consciente e/ou inconsciente no campo da linguagem, da sensação, da ação e do pensamento. Os valores propostos pelo yoga objetivam uma manifestação harmoniosa e leve do praticante, em uma relação desapegada dos desejos viciosos e desnecessários para a autorrealização.


Meditar é a prática primordial do Yoga. Através do controle das flutuações da mente é possível alcançar uma super consciência da manifestação de si mesmo, ampliando a capacidade de percepção, análise e transformação do ambiente interno ou externo ao corpo. Existem várias formas e níveis de meditação, que vão desde a concentração na respiração até o estado máximo de contentamento e satisfação com a existência e o que existe nela. O último é um estado de libertação do ciclo evolutivo, quando o espírito (síntese entre corpo e mente) encerra seu percurso de desenvolvimento e se integra à matéria primordial de todo o universo, pois já conhece tudo sobre tudo. Todas estas etapas estão descritas nos sutras de Patañjali.


A teoria e prática deste método têm apresentado ao longo dos milhares de anos sua eficácia na transformação de uma realidade imperfeita para perfeita. Traduz-se esta transformação na habilidade de reprogramar como somos afetados pelos sentidos que o ego é exposto, portanto a habilidade de controlar a reação ou direcioná-la para uma função propositiva, com o objetivo de alcançar a super consciência sobre as realidades concretas e sutis. Yoga é o conjunto de disciplinas que formam o método científico mais qualificado na atualidade de retomada e desenvolvimento das naturezas primárias e integrais do corpo e mente do ser humano. Através da prática de posturas e limpezas corporais, técnicas de respiração, alimentação equilibrada e meditação é possível desobstruir circuitos energéticos por toda a extensão psicossomática humana, liberando as potencialidades de frequência e vibração intrínsecas a todo indivíduo, e hibernadas pelo modo e meios de produção e reprodução da vida coletiva vigente. Em síntese, é a tentativa do homem de superar o ego e se reintegrar à Natureza, de forma plena e real.


Kaíque Hilário

Professor de Yoga




Comentários